VAGA DE AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO

Anúncios

O que é um auxiliar de expedição

Auxiliares de expedição trabalham no setor de logística e são responsáveis por assegurar que clientes recebam os produtos que pediram em condições favoráveis.

Esse é um trabalho fundamental para o bom funcionamento da empresa, já que garantir que as compras cheguem aos clientes dentro prazo e sem quaisquer danos é também garantir a satisfação desses mesmos clientes.

É na etapa de expedição que os produtos são conferidos e despachados, ficando a cargo de profissionais que trabalham nesse departamento lidar com o estoque, organizando as quantidades das mercadorias.

Descubra neste artigo o que é um auxiliar de expedição, quais são as suas principais atribuições e como trabalhar nessa função.

Anúncios

Definindo a profissão de auxiliar de expedição

Auxiliares de expedição são responsáveis por ajudar na coordenação da expedição de mercadorias e produtos em geral que serão enviados para os clientes. Algumas de suas funções incluem auxiliar em processos que tenham relação com os produtos no estoque, garantir a preservação das embalagens, ter controle do estoque e liberar os pacotes para envio. É comum trabalharem nos setores logísticos de diversos tipos de empresas, administrando os estoques e conferindo as quantidades.

Para atuar nessa função, é preciso ter muita organização, visto que é imprescindível saber localizar as mercadorias e conferir dados e documentos, verificando se cada pedido está sendo atendido corretamente. Dispor de boa comunicação e saber trabalhar em equipe também são características bem valorizadas pelas empresas.

Principais atribuições de auxiliares de expedição

Profissionais que atuam como auxiliar de expedição devem conferir notas fiscais, separar produtos, fazer o registro de entradas e saídas desses materiais, preencher planilhas e dar apoio no carregamento e descarregamento dos veículos de transporte. Veja abaixo mais algumas atribuições que fazem parte do dia a dia dessa profissão:

  • receber diariamente os lotes de produtos das diversas linhas de mercadorias da empresa

  • conferir a carga com sua respectiva documentação, estocando os produtos por tipo, data e separando-os para que sejam transportados

  • receber as ordens com os pedidos da área comercial e retirar do estoque as mercadorias que foram solicitadas

  • fazer o inventário físico de todos os produtos que estiverem estocados

  • pôr em ordem o ambiente de estoque, cuidando dos equipamentos e das ferramentas necessárias para o trabalho

  • ter atenção às questões de segurança e usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados

Principais áreas de atuação

Auxiliares de expedição podem atuar nos setores de logística de diversas empresas, já que são essenciais para os processos de envios e despachos de produtos aos clientes. Alguns dos lugares em que auxiliares de expedição podem trabalhar são:

  • e-commerces

  • fábricas

  • indústrias

  • distribuidoras

  • empresas de logística

  • redes atacadistas e varejistas

  • condomínios grandes que dispõem de correio interno

Requisitos para trabalhar como auxiliar de expedição

Para conseguir uma vaga como auxiliar de expedição, os requisitos costumam variar de empresa para empresa, mas de modo geral, a maioria exige apenas ensino médio completo. Caso esteja cursando uma graduação ou um curso técnico em administração, isso pode ser um diferencial, já que os conhecimentos desses cursos são de fundamental importância para a execução do trabalho de auxiliares de expedição.

Por mais que você não tenha uma formação específica, ter ou fazer cursos profissionalizantes na área de logística e adquirir conhecimentos de informática são relevantes para destacar-se nesse mercado. Quem tem experiência na área ou em ramos afins, como auxiliares de almoxarifado, costumam ter uma vantagem na hora do recrutamento. Algumas habilidades pessoais são imprescindíveis, como saber gerenciar bem seu tempo de trabalho, ter proatividade e iniciativa.

Salário de auxiliar de expedição

A remuneração para esse cargo tende a variar de acordo com a empresa, seus benefícios e os níveis profissionais. O salário médio de auxiliar de expedição é de R$ 1.611 mensais, mas esse número é apenas uma estimativa, já que não inclui os valores de incentivos, como comissões ou participações nos lucros, tampouco as variações que levam em consideração a experiência e a formação dessas pessoas.

Algumas empresas dispõem de políticas bem estruturadas de plano de carreira, que possibilitam a chance de crescimento profissional, o que se dá por meio de promoções, com aumento salarial (que também significa aumento de responsabilidades). Dentro da função de auxiliar de expedição pode haver diferentes níveis, como júnior, pleno e sênior, que determinam os valores de remuneração com base no grau de formação e experiência de cada profissional, sendo júnior o nível mais baixo, pleno, o intermediário, e sênior o mais alto.

Anúncios

Como aumentar suas chances de contração

Para aumentar suas chances de contratação como auxiliar de expedição, você deve primeiro dedicar-se à sua formação. Embora a maioria das empresas não exija formação específica para atuar nessa área, concluir um curso que aprimore suas qualidades profissionais pode, além de ampliar suas possibilidades de conseguir o emprego, expandir seu conhecimento e qualificar você para o trabalho.

Busque cursos on-line, profissionalizantes ou, caso tenha interesse em dedicar-se à área de logística, uma graduação em ensino superior. A vaga de auxiliar de expedição é apenas um dos cargos desse ramo, então, caso tenha interesse, você pode conseguir boas promoções e até exercer funções de liderança.

Traçar metas de curto e longo prazo, elaborando um plano de carreira, pode ser fundamental para que recrutadores percebam que você quer se dedicar àquela área e que deseja crescer dentro da organização. Gestores costumam apostar em quem demonstra ter interesse na cultura organizacional da empresa, portanto, pesquisar sobre a contratante, entender sua história e seus valores é essencial para ganhar pontos na entrevista de emprego. Inclusive, essa parte do recrutamento é tão importante quanto saber construir um bom currículo, de modo que você deve se preparar pesquisando as principais perguntas que costumam ser feitas nesse momento.

Outra forma de se preparar para vagas de auxiliar de expedição é conversar com funcionários, ou ex-funcionários, do ramo e procurar entender principalmente como opera o setor para o qual você está se candidatando.

As informações sobre médias salariais são extraídas de publicações nos sites indicados, com checagem na data de redação deste artigo. Os valores ficam sujeitos a variações de acordo com as características de cada vaga de trabalho.

Detalhes da vaga:

Empresa: Confidencial
Salário da vaga de emprego de Auxiliar de Expedição: A combinar
Regime de contrato: Efetivo/CLT
Descrição da vaga de Auxiliar de Expedição: Requisitos: escolaridade ensino médio completo. Necessária experiência comprovada em carteira habilidade atividades: responsável pela entrada de dados nos sistemas, documentação de novas mercadorias. Auxiliar no recebimento de produtos, despacho de mercadorias, alterações de preços, organização de estoque e atividades oriundas de expedição.
Rolar para cima