Condomínio contrata Zelador – veja como se cadastrar na vaga

Anúncios

Pense em como seria a rotina de um condomínio sem o papel de um zelador.

O nome é intuitivo e a função em si é ainda mais simbólica: zelar por um prédio é uma tarefa complexa, afinal, diferentes responsabilidades fazem parte da rotina desse profissional.

Sobretudo, em 11 de fevereiro, quando é comemorado o Dia do Zelador, a sua importância vira assunto em alta.

Mas você sabe exatamente o que faz um zelador? Neste artigo vamos falar das atribuições e situações que fazem dele uma figura indispensável no condomínio.

Anúncios

A (grande) responsabilidade de um zelador

A rotina de um condomínio só acontece através de pessoas. Antes de mais nada, são elas que fazem tudo andar, resolvem problemas e melhoram o ambiente. No meio de tantos profissionais essenciais, um deles tem uma participação fundamental no dia a dia dos condomínios. Estamos falando do zelador. Responsável por fiscalizar e organizar tudo que envolve o bom andamento do prédio. Ou seja, como o próprio nome diz, ele zela pelo condomínio.

Em outras palavras, a gestão de qualquer empreendimento, seja ele residencial ou comercial, passa pelo zelador. Não é à toa que é conhecido como o braço direito do síndico. Nesse sentido, a lista de tarefas é extensa. O zelador é o ponto de contato para o síndico e para os outros funcionários de um condomínio e, por isso, nunca para. De auxílio em questões administrativas até soluções para os desafios diários. A agenda de um zelador é proporcional ao seu grau de importância para manter tudo funcionando.

Da mesma forma, seus atributos precisam dialogar com o grau de envolvimento. Portanto, dedicação, conhecimento e paciência são atributos importantes para a função. Na rotina, ações como inspecionar sistemas hidráulicos e elétricos, acompanhar a rotina de funcionários e garantir que o Regimento Interno seja cumprido são comuns para um zelador.

Afinal, o que faz um zelador?

Constantemente, acompanhamos uma ligeira confusão sobre o papel do zelador. Muitos se atrapalham sobre as suas atribuições: ele pode consertar problemas hidráulicos? E limpar a piscina? E corrigir falhas na rede elétrica? Inclusive, até mesmo o próprio nome diz muito, mas pode gerar dúvidas. O profissional que “zela” pelo prédio, tem, sim, diversas responsabilidades.

No entanto, até mesmo por questões legais, os gestores precisam dar atenção aos limites da função. Por bom senso com o profissional, evitando sobrecarregá-lo, e para seguir o que o contrato de trabalho determina como atividade específica. Saiba que é comum o zelador ser acionado para fazer obras, reparos e serviços que não estão no seu escopo. E aí está uma prática que não deve ser permitida.

Manutenção

  • Fiscaliza o uso das áreas comuns por parte de moradores e visitantes;
  • Inspeciona como está o funcionamento de equipamentos, aparelhos de uso comum, redes elétricas, hidráulicas, dentre outras;
  • Preserva o bom convívio a partir das normas do Regimento Interno e da convenção do condomínio;

Funcionários

  • Fiscaliza o trabalho das equipes;
  • Distribui tarefas de limpeza;
  • Treina novos funcionários;
  • Comunica ao síndico ou, então, a administradora sobre eventuais problemas no setor;
  • Controla os horários de entrada e de saída, assim como os cartões de ponto;
  • Age como um exemplo de postura e comprometimento diante dos demais funcionários;
  • Colabora, junto ao síndico, com a criação da escala de folgas e férias das equipes;

Obras

  • Supervisiona serviços de reparos e manutenção das áreas comuns;
  • Informa ao síndico em caso de imprevistos;
  • Recebe dos moradores os avisos de execução de obras que possam interferir na rotina do condomínio;
  • Auxilia, junto à recepção, no cadastramento das equipes contratadas para cada serviço;

Moradores

  • Orienta sobre eventuais problemas estruturais nas unidades, como vazamentos, por exemplo;
  • Alerta sobre regras de segurança e notifica em caso de não estarem sendo cumpridas;
  • Detecta possíveis problemas e trabalha junto a prestadores de serviços;
  • Recebe sugestões e/ou reclamações dos moradores e repassa ao síndico.

Serviços especializados de zeladoria condominial

Os serviços de zeladoria de condomínio por empresas especializadas têm crescido exponencialmente no mercado. Com a necessidade de profissionais com mais capacitação, essas empresas têm investido seus esforços em disponibilizar zeladores de condomínio profissionais treinados e aptos para atender às mais diversas necessidades.  Os serviços de zeladoria condominial especializados descomplicam os processos de contratação, treinamento e gerenciamento de profissional, além de reduzir custos com pessoal, o que o torna um investimento com excelente custo-benefício.

Sobre o Grupo Iron – A atuação do Grupo Iron, com quase 30 anos, é reconhecida no mercado de facilities e segurança patrimonial pela solidez e excelência operacional. Veja o que nossos clientes falam de nós, clientes fidelizados e muito satisfeitos. Conheça mais sobre nossa forma de trabalhar. O serviço de zelador de condomínio através do Grupo Iron com certeza é uma ótima opção, contate nosso pessoal, eles poderão tirar todas as suas dúvidas. Se nosso conteúdo foi de seu interesse deixe um comentário, isso nos ajuda a trazer posts cada vez mais úteis.

Detalhes da vaga:

Empresa: Divulga Vagas
Salário da vaga de emprego de Zelador: A combinar
Regime de contrato: Efetivo/CLT
Descrição da vaga de Zelador: Zelar pelo asseio e conservação dos ambientes internos e externos das áreas comuns do condomínio realizar pequenos reparos e pequenas manutenções no condomínio. Realizar checklist condominial verificando as instalações do condomínio e solicitando reparos técnicos mais complexos quando necessário realizar controle de manutenções e acompanhamento de prestadores de serviço especializados para o condomínio realizar a distribuição e organização das tarefas de limpeza do condomínio realizar a limpeza, higienização e organização das lixeiras internas e externas do condomínio efetuar serviços de asseio e conservação mantendo os locais de acesso e áreas comuns limpas e organizadas. A combinar experiência na função de zelador experiência com pequenos reparos e manutenções diversas experiência no manuseio de equipamentos e máquinas de limpeza conhecimento na utilização adequada de produtos de limpeza. Auxílio alimentação auxílio transporte não informado.
Rolar para cima