VAGA PARA ELETRICISTA – VEJA E SE INSCREVA

Anúncios

Eletricista é o profissional que executa instalações, vistorias e reparos relacionados a qualquer sistema elétrico. O profissional cuida de instalações residenciais, prediais e industriais. A profissão é indispensável para a sociedade, pois a energia elétrica está presente cada vez mais no cotidiano de todos. Para exercer a profissão é desejável concluir o ensino médio, pois já terá conhecimento de alguns conceitos de Física que serão necessários. Após isso, o ideal é fazer cursos técnicos profissionalizantes de eletricidade e eletrônica básica, que ofereçam momentos para prática monitorada e manipulação dos instrumentos relacionados à execução das tarefas.

Existem cursos focados para as diferentes áreas de atuação, como eletricista instalador, montador, industrial, instalador predial de baixa tensão ou técnico em eletrônica, eletromecânica, eletroeletrônica e eletrotécnica. De forma geral, a maioria dos cursos dedicados para Eletricista abrangerá conhecimentos em eletrotécnica, instalações elétricas interiores e segurança em instalações elétricas.

Uma vez capacitado, o rol de atividades do Eletricista inclui analisar e interpretar a fiação elétrica através de esquemas e desenhos técnicos, fazer reparos ou manutenção em equipamentos elétricos, instalar fios condutores adequados às condições da rede elétrica, verificar a segurança de serviços elétricos em funcionamento, observar defeitos ao longo da vida útil de maquinários, elaborar orçamento adequado, atender e negociar com seus clientes, comprar peças e componentes para realizar seus serviços, manter suas ferramentas e aparelhos de medição em perfeito funcionamento, zelar pela segurança em qualquer tipo de contato com a eletricidade.

Para atuação na área, algumas características são necessárias: gostar muito de assuntos relacionados com eletricidade, saber utilizar adequadamente as ferramentas de teste, fazer cálculos e interpretá-los corretamente, ser honesto, ter prudência ao lidar com fios e rede elétrica, conseguir interpretar desenhos técnicos, ter boa comunicação e alto nível de atenção. O eletricista pode trabalhar em empresas, condomínios, construção civil, empresas petroquímicas, prestadoras de serviço terceirizadas, órgãos públicos ou até mesmo por conta própria.

Anúncios

A área de telecomunicações também proporcionou muitas vagas nos últimos anos. Em qualquer desses segmentos, o profissional que investir em qualificação tem mais credibilidade e conquista melhores oportunidades. Para isso, existem instituições renomadas que já são tradicionais na oferta de cursos gratuitos de Eletricista, como o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).

Quais as funções de um Eletricista?

O Eletricista é o profissional que entende da rede elétrica de residências e de empresas. Ele realiza manutenção preventiva e corretiva, faz instalação de quadros de distribuição de força e analisa o consumo de energia. Além disso, suas ações também englobam:

  • Montar;
  • Ajustar;
  • Instalar;
  • Manter ;
  • Reparar aparelhos e equipamentos elétricos; tais como motores, dínamos, instrumentos, aparelhos transmissores e receptores de sinais, aparelhos eletro-doméstico, computadores e equipamentos auxiliares e aparelhos de controle e regulagem de corrente.

Áreas de atuação do eletricista

Eletricistas, de forma geral, têm três áreas de atuação no mercado que são: a residencial, predial e a industrial. Em todas essas áreas uma capacitação, um conhecimento aprofundando sobre a eletricidade, é vital para o profissional mesmo com experiência. Seja qual for sua área nas três opções acima, o profissional terá que elaborar projetos elétricos, vistoriar instalações em andamento, executar as instalações elétricas (sempre seguindo as normas de segurança e os padrões de instalações elétricas nacionais), realizar a manutenção preventiva, corretiva e preditiva e, também, elaborar propostas comerciais, além, é claro, de saber atender bem seus clientes, de forma cortês e didática sobre as atividades necessárias, tendo em vista que ele terá que explicar para leigos no assunto, o porquê dessa ou daquela instalação elétrica.

Descrição do trabalho

Estamos procurando um Eletricista experiente para executar diversas tarefas relacionadas com instalação e manutenção de infraestrutura elétrica. O trabalho envolve a instalação de fiação elétrica em edifícios e postes, a solução de falhas e apagões e o reparo de aparelhos.

Devido à grande quantidade de riscos relacionados com esse trabalho, o eletricista deve ser, antes de mais nada, uma pessoa responsável e extremamente atenta às precauções de segurança. O candidato ideal também deve ter experiência em diferentes tipos de dispositivos e sistemas elétricos.

O objetivo será criar e manter conexões elétricas que funcionem corretamente para minimizar a probabilidade de acidentes e maximizar a capacidade de utilização da eletricidade em todas as instalações.

Responsabilidades

  • Executar planos de fiação elétrica para um bom funcionamento da iluminação, dos interfones e de outros sistemas elétricos
  • Instalar aparelhos elétricos, luminárias e equipamentos para alarmes e outros sistemas
  • Instalar componentes de segurança e distribuição (por exemplo, interruptores, resistores, painéis de disjuntores etc.)
  • Conectar a fiação elétrica em circuitos e redes, garantindo a compatibilidade dos componentes
  • Preparar e montar conduítes e conectar a fiação elétrica através deles
  • Evitar avarias de sistemas com a inspeção e substituição rotineira da fiação antiga e dos cabos de isolação, a limpeza dos circuitos etc.
  • Executar efetivamente os procedimentos adequados de solução de problemas para identificar riscos ou falhas e reparar ou substituir unidades danificadas

Requisitos

  • Experiência comprovada como eletricista
  • Experiência em sistemas elétricos industriais e/ou comerciais
  • Capacidade comprovada em utilizar ferramentas elétricas e manuais (por exemplo, alicates para desencapar fios, voltímetros etc.) e desenhos e plantas elétricas.
  • Sólidos conhecimentos dos procedimentos de segurança e dos regulamentos e diretrizes legais
  • Excelente raciocínio crítico e habilidade para resolver problemas
  • Excelente condição física e flexibilidade para trabalhar em turnos longos e durante a noite
  • Diploma em treinamento profissional relevante ou estágio concluído com sucesso como eletricista
  • Licença válida para exercer a profissão
Empresa: Confidencial
Salário da vaga de emprego de Eletricista Industrial: R$ 2.500,00 Por Mês
Regime de contrato: Efetivo/CLT
Descrição da vaga de Eletricista Industrial: Realiza manutenção elétrica preventiva e corretiva em motores, máquinas, equipamentos e instalações industriais, analisa as necessidades de troca e regulagem de componentes e aplica testes de funcionamento. Interpreta desenhos elétricos para montagem de painéis de tensão e cabeamento estruturado. Conhecimento em automação industrial. Horário de trabalho segunda a sexta das 07h às 17h. Escolaridade mínima ensino médio (2grau) completo.
Envie sue currículo Aqui, e boa sorte.
Rolar para cima