Sem sair de casa, estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos com conhecimentos voltados a Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. A oportunidade é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). São, ao todo, 50 mil vagas.
De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e de estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia.
“Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, afirmou Macedo.
No primeiro dia em que ficaram disponíveis, os cursos tiveram 2 mil acessos e 6,8 mil estudantes inscritos. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 30 de março e seguem abertas até o fim do ano
Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição.
Cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC, é possível conhecer todos os detalhes da formação. Estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos.
Adequados às exigências do mundo profissional, os cursos técnicos do Senac EAD estão focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantirem flexibilidade para que o aluno estude onde e quando quiser.
O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional e é assegurado àqueles que realizarem a conclusão do curso técnico do Senac, assim como do Ensino Médio.
Comércio
Técnico em Transações Imobiliárias
Design
Técnico em Design de Interiores
Gestão
Técnico em Administração
Técnico em Logística
Técnico em Marketing
Técnico em Qualidade Técnico em Recursos Humanos
Informática
Técnico em Programação de Jogos Digitais
Técnico em Informática
Meio Ambiente
Técnico em Meio Ambiente
Segurança
Técnico em Segurança do Trabalho
Turismo Técnico em Guia de Turismo
Inglês Básico
Espanhol Básico
No caso do material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.
O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.
Ao final do curso, se a pessoa cumprir todos os requisitos, tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas.
A plataforma – O AVAMEC é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
Em março, a plataforma registrou recorde dos últimos 12 meses: quase 600 mil acessos. O AVAMEC oferece mais de 80 cursos de 20 instituições. Ao todo, quase 200 mil usuários ativos utilizam a plataforma para aperfeiçoar conhecimentos
As inscrições para podem ser realizadas pela AVAMEC, plataforma on-line do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais, como e-mail, telefone e endereço. E seguida, escolher o curso desejado e apertar o botão “Inscrever”.